BLUE GREY RED
YOU ARE HERE Home Entretenimento Ciência & Saúde

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Sábado, 7/12: Dia D contra Aids em Itápolis e Distritos

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

aids

Dezembro é mês de luta contra a AIDS, quando é realizada a Campanha Fique Sabendo, que incentiva a realização do diagnóstico precoce, por meio dos testes rápidos de HIV e Sífilis. Em Itápolis o Dia D ocorrerá no sábado (7/12), das 8h às 12h nos seguintes locais: UBS Jd. Redenção
UBS São Benedito
UBS Tapinas
UBS Nova América
ESF Jd. São Lucas
Salão Paroquial da Igreja Matriz (Centro da Cidade)

Os testes rápidos para HIV são oferecidos todos os dias do ano em todas as Unidades de Saúde do município independente do período de campanha, porém este é um momento especial de campanha para facilitar a participação.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alaíde Cunha, explica que no estado de São Paulo, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/AIDS avançou, porém, existem muitas pessoas que são portadoras do HIV sem saber. “A Campanha Fique Sabendo tem por objetivo estimular a população a fazer o teste, principalmente, aqueles que têm vida sexual ativa e nunca fizeram a testagem ou pertencem aos grupos com mais registros de HIV”, pontou a coordenadora.

Diante de um diagnóstico positivo, o portador do HIV terá acesso, precoce, à assistência adequada, o que lhe garantirá melhor qualidade de vida, reduzindo as consequências da doença. Caso não esteja infectada, a pessoa terá a possibilidade de adotar ou manter práticas de sexo seguro (uso de preservativos).

A AIDS permanece entre as 5 principais causas de morte entre homens e mulheres de 25 e 34 anos de idade no estado de São Paulo. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica os casos são mais comuns entre os jovens, pessoas que usam drogas, homens que fazem sexo com homens e profissionais do sexo.

Não deixe o medo e o preconceito impedi-lo de fazer o teste para o HIV

 Diferenças entre HIV e AIDS
Muitas pessoas acham que é a mesma coisa, mas não é!
O HIV é o vírus da imunodeficiência humana.
A AIDS é a doença provocada pelo vírus.
Uma pessoa pode ter o HIV e, ainda, não ter evoluído para AIDS.
A doença pode levar anos para aparecer.
Ao longo do tempo o HIV destrói as células de defesa do corpo, o organismo enfraquece e as doenças oportunistas podem se manifestar, dando origem a AIDS.
Uma pessoa com HIV pode transmitir o vírus sem ter AIDS.
Muitas vezes as pessoas não demonstram fisicamente qualquer sinal da doença. Por isso, é importante usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringas e agulhas.

Imprensa Prefeitura de Itápolis

Comente:

Compartilhe:

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

Novos Vídeos